Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (15), tomou posse interinamente como presidente da Câmara Municipal de Florianópolis a Vereadora Pri Fernandes (Podemos), a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores em 296 anos de história.
Desde a fundação da Câmara Municipal de Florianópolis em 1726, somente 17 mulheres ocuparam o Parlamento. Neste sentido, uma mulher tomar posse como Presidente Interina da Câmara Municipal é um marco histórico para Florianópolis e mais uma vitória da atual legislatura, que conta com o maior número de parlamentares mulheres em 296 anos. Além disso, foi apenas no ano de 2021 que uma vereadora representou pela primeira vez a mesa diretora em uma Sessão Ordinária.
Uma mulher como Presidente Interina da CMF se torna ainda mais significativo uma vez que realizado em agosto, mês nacional dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, através do Agosto Lilás, pauta presente nas bandeiras da própria vereadora que assumirá a Presidência.
Para a Vereadora Pri Fernandes assumir a Presidência da Câmara é uma forma de incentivar outras mulheres a se reconhecerem e assumirem posições de poder, que ainda hoje são ocupadas majoritariamente por figuras masculinas. “Mulheres são e foram governadas desde os primórdios e poucas governam atualmente (…)”, pontuou a vereadora em um de seus discursos.